TEMA DO PRÓXIMO PAINEL INTERDISCIPLINAR: “CIÊNCIA E POESIA”

Data de publicação: 23 de maio de 2018. Categoria: Notícias

O Colégio de Estudos Avançados da UFC trará o tema “CIÊNCIA E POESIA” para reflexão interdisciplinar. O próximo Painel Interdisciplinar ocorrerá no dia 21/06/2018 (quinta-feira), às 10h, no Auditório da Reitoria.

Os conferencistas convidados são os Professores Doutores GUSTAVO CASTRO, docente da Universidade de Brasília (UnB), e CAVALCANTE JÚNIOR, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Prof. Gustavo Castro é poeta e escritor. Pesquisa desde 2013 os arquivos de João Guimarães Rosa, no IEB-USP. Autor do livro O Enigma Orides (Hedra, 2015), sobre a poeta paulista Orides Fontela e de Italo Calvino – Pequena cosmovisão do homem (Ed. UnB, 2007), entre outros. É professor de Estética na Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Grupo Siruiz, de Estudos em Comunicação e Produção Literária (siruiz.com).

O Prof. Cavalcante Júnior é psicólogo e escritor. Ph.D. formado pelo Programa de Ensino da Leitura e da Escrita na University of New Hampshire (Estados Unidos). Pesquisador das múltiplas formas de comunicação e expressão humanas (multiletramentos). Professor do Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC) de Metodologia de Pesquisa em Artes, Filosofia e Ciências e de Literatura, Cultura e Arte. As suas mais recentes publicações incluem os livros Corpos anárquicos, Corpos extra-vagantes, Corpos arquígonos, Corpos excritos, Corpos Insólitos, Travessias de cigano e Mobpoéticas à mão. Coordenador da Varanda de Ciência Poética (Cipó) no ICA-UFC.