Publicação do Dr. Paulo Henrique Martins no Jornal O Povo, traz como tema a “Universidade Pública e modernização periférica”.

Data de publicação: 8 de março de 2018. Categoria: Notícias

É importante discutir o lugar da Universidade Pública na modernização brasileira. Diferentemente das privadas elas não estão vinculadas ao critério de rentabilidade econômica. A natureza da Pública constitui um híbrido entre o estatal e o social e seu sucesso depende de certa gratuidade dos agentes científicos. Elas respondem aos desafios de inovação científico-tecnológica em sociedades periféricas como a brasileira onde tradicionalmente as elites oligárquicas não se preocupam com a Ciência. A Universidade Pública tem duas missões estratégicas: modernização técnica e organizacional do sistema estatal e formação de uma intelligentsia política, empreendedora e cultural na sociedade civil. A organização de uma intelligentsia pública é necessária para atender as demandas complexas da sociedade nacional no sistema global. Leia mais.