Conheça mais sobre o Prof.Dr. Francisco de Assis de Souza Filho, palestrante convidado para o próximo Painel Interdisciplinar

24 de junho de 2017

Para o próximo Painel Interdisciplinar  0 convidado Prof. Dr Francisco de Assis de Souza Filho irá discutir sobre o tema Segurança Hídrica e Qualidade de Vida. Atualmente é professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Grupo de Pesquisa “Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica” da UFC. Coordena o recém criado Núcleo de Águas Subterrâneas, Superficiais e Atmosféricas da UFC. É pesquisador do CNPq sendo atualmente coordenador do Comitê Assessor do CNPq na área de Engenharia e Ciências Ambientais.

Suas linhas de pesquisa são: Sistemas de Apoio à Decisão em Recursos Hídricos, Sistemas de Apoio à Decisão em Recursos Hídricos, Gerenciamento do Risco Climático em Recursos Hídricos, Alocação de Água, Hidrometorologia, Gerenciamento do Risco Climático em Recursos Hídricos.

Prof.Francisco de Assis em audiência na câmara dos deputados, 2015.

Em 2015, em audiência na Câmara dos Deputados afirmou que a estocagem e a transferência devida da água são importantes na transposição do rio São Francisco, mas ressaltou que também são necessárias medidas de prevenção à seca “Mesmo com a transposição do São Francisco, haverá episódios de seca em várias regiões do Nordeste e nós precisamos estar preparados para isso através da utilização de planos de gestão de secas” , disse o professor. Destacou também a necessidade do Brasil ter uma política nacional de secas que seja aplicada em todo o País, e não apenas no Nordeste. “O Brasil vai precisar gerenciar melhor essa questão do risco climático, como, por exemplo, ter planos de gestão de secas para as cidades acima de 100 mil habitantes, no primeiro momento, e depois acima de 50 mil habitantes, no segundo momento”. ‘Agência Câmara Notícias

Prof.Francisco de Assis na Conferência Internacional Científica e Prática “BRICS Water Forum” , 2016.

Em 2016, foi único palestrante brasileiro da Conferência Internacional Científica e Prática “BRICS Water Forum. O evento que foi realizado em Moscou (Rússia), nos dias 29 e 30 de setembro. O objetivo da Conferência era discutir o uso sustentável dos recursos hídricos e soluções avançadas nos países participantes. Como resultado, o evento visou estabelecer de uma comunidade de pesquisadores e especialistas em recursos hídricos comuns ao BRICS e identificar as capacidades existentes para realizar pesquisas e desenvolvimento conjuntos, bem como a transferência de tecnologia para atender às necessidades do setor de água e dos setores relacionados.

 

 

Para realizar a inscrição no evento clique aqui.